Casas de madeira: quais as vantagens e desvantagens?
Voltar para o blog

Casas de madeira: quais as vantagens e desvantagens?

Casas de madeira: quais as vantagens e desvantagens?

Vantagens da casa de madeira

Casa de campo em madeira é durável - http://www.casaprefabricada.org/casa-de-campo-em-madeira-e-duravel

Quer saber algumas vantagens de optar pela casa de madeira? Confira:

Aconchego

As casas de madeira passam toda uma sensação de aconchego e acolhimento, pois a cor da madeira é quente e remete ao campo e à natureza. É uma ótima aposta para quem gosta de rusticidade e um ambiente caloroso.

Baixo custo

Em certos casos, as casas de madeira podem ser até 60% mais baratas que as casas de alvenaria. Isso porque ela dispensa o uso de cimento, tijolos, tintas, pedreiros, arquitetos e tantos outros detalhes necessários à sua construção.

Tempo de construção

O tempo de construção é bastante inferior à de uma casa de alvenaria. Em poucos meses é possível vê-la completamente erguida, pronta para os novos moradores.

Isolamento térmico

A madeira é um ótimo isolante térmico e mantém a casa em uma temperatura neutra, nem tão quente no verão e nem tão fria no inverno. Para os “friorentos”ou “calorentos” essa pode ser uma ótima opção.

Durabilidade

Quando feita com madeira de boa qualidade e ganhando tratamento adequado ao longo dos anos, as casas podem durar muitos anos. É um mito a ideia de que as casas de madeira duram menos que as convencionais.

Desvantagens da cada de madeira

Casas de madeira abandonadas, Rússia - 2

As casas de maneiras também apresentam algumas desvantagens em relação às construções convencionais. Confira quais são elas:

Manutenção

Para que tenha durabilidade e resistência, as casas de madeira devem receber um tratamento especial na área externa e interna. Recomenda-se passar verniz de base aquosa de 4 em 4 anos para a parte externa e 20 em 20 anos para a parte interna. Além disso, é necessário tratar o solo do terreno antes de receber a casa para evitar a infestação de cupins.

Riscos

Em locais com riscos de desastres naturais, como enchentes, furacões e deslizamentos, as casas de madeira podem não oferecer a estabilidade e força necessária para suportá-los, sendo preferida, nesses casos, as casas de alvenaria.

Ruídos

Pode ser que certas construções apresentem os rangidos típicos da madeira, chegando ao ponto de incomodar os seus moradores. Ao pisar em certos pontos, ou abrir portas e janelas, esses ruídos podem persistir e se tornar um problema para os moradores que apreciam o silêncio.


Fonte - Imóvel Web
https://www.imovelweb.com.br/noticias/reforma-e-construcao/casa-de-madeira-quais-vantagens-e-desvantagens-de-optar-por-uma-construcao-dessas/ )

Outros posts

  1. ​Casa de campo de estilo colonial

    ​Casa de campo de estilo colonial

    Esta casa de campo foi construída com estrutura de madeira aparente, telhado de duas águas coberto de telha colonial e paredes de alvenaria, com tijolos à vista e pintura de cor amarela. O t...

  2. Ótimos motivos para você comprar uma chácara.

    Ótimos motivos para você comprar uma chácara.

    Às vezes a vida corrida da cidade dá vontade de fugir, não é mesmo? Por isso, um lugar tranquilo pode ser um ótimo refúgio para a família nos finais de semana, melhorando consideravelmente a qualidade...

  3. Vida no Campo e seus Benefícios para a Saúde

    Vida no Campo e seus Benefícios para a Saúde

    Viver no campo e ter um maior contato com a natureza trás diversos benefícios a nossa saúde e bem-estar. E esta afirmação não é apenas do senso comum – cientistas afirmam que viver em uma maior proxi...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

DOMI Imóveis

(47) 99183-0303