DOMI Imóveis
Vida no Campo e seus Benefícios para a Saúde
Voltar para o blog

Vida no Campo e seus Benefícios para a Saúde

Viver no campo e ter um maior contato com a natureza trás diversos benefícios a nossa saúde e bem-estar.

E esta afirmação não é apenas do senso comum – cientistas afirmam que viver em uma maior proximidade com a natureza é capaz de melhorar a concentração e a memória, sendo que a agitada e conturbada vida urbana faz exatamente o contrário.
Quer saber mais? Então confira a seguir 8 benefícios de viver no campo para a sua saúde!

Ter contato com a natureza e viver próximo a ela é revigorante. Enquanto o campo ajuda as pessoas a desligarem-se, o ambiente urbano exige atenção e preocupação constante.

É cada vez mais frequente ouvir relatos de pessoas que tinham estabilidade na cidade, mas preferiram mudar completamente as suas vidas e abrir mão de tudo para viverem a tranquilidade do campo e; detalhe, elas não se arrependeram desta escolha.

De início pode parecer impossível deixar para trás todas as comodidades e facilidades oferecidas pelo meio urbano. Há sempre um restaurante, posto de gasolina, um shopping, uma farmácia ou um supermercado a disposição 24 horas.

Contudo, o convívio com o campo é extremamente benéfico para a saúde e bem estar, como já foi provado cientificamente por grandes instituições e Universidades renomadas.

Além disto, uma casa ao ar livre favorece um local adequado para cultivar legumes e hortaliças, não havendo a necessidade de adicionar produtos químicos e agrotóxicos.

Para lhe inspirar ainda mais, separamos 8 benefícios de viver no campo para a sua saúde, tanto física quanto mental. Confira!

1. Viver no Campo – Mais ar puro e menos poluição

Uma das principais vantagens de se afastar da cidade e iniciar uma vida no campo; é respirar um ar mais puro e com maior qualidade. A exposição prolongada à poluição aumenta o risco de diversas doenças respiratórias, inclusive DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) que inclui um grupo de doenças pulmonares que não têm cura, que geram o bloqueio do fluxo de ar e dificultam o processo respiratório.

Diariamente uma quantidade absurda de poluentes são emitidos pelas fábricas, indústrias e carros na ambiente urbano, comprometendo tanto a vegetação quanto os indivíduos que ali vivem.

É nítida da diferença de quando respiramos o ar carregado da cidade e do ambiente rural.

2. Viver no Campo – Viver sem estresse e com maior interação entre as pessoas

Viver distante da cidade diminuiu significamente o grau de estresse. Estar longe de toda aquela agitação, poluição sonora e visual, trânsito e poder se deliciar com uma noite tranquila ao som da natureza não tem comparação.

No ambiente urbano temos que nos preocupar demais, seja com o trabalho explorador que as empresas impõem ou com a violência e falta de segurança.

O campo trás paz mental e de espírito, além de permitir com que as pessoas conversem e interajam mais entre si.

Não é de se estranhar ver nas cidades grandes as pessoas completamente focadas em uma pequena tela em suas mãos. Elas relacionam-se menos e se escondem mais dentro de si mesmos. Isto pode inclusive favorecer doenças como depressão.

O campo permite com que haja mais proximidade e união entre as pessoas.

viver no campo - Flores vermelhas e nuvens
Fonte: Freepik

3. Viver no Campo – Alimentação mais saudável

Além do campo não ter restaurantes fast food a cada esquina como na cidade, ele oferece espaço suficiente e apropriado para cultivar os seus próprios alimentos, completamente livres de agrotóxico ou outro produto químico.

Isto garante uma alimentação mais natural e saudável, já que o excesso do consumo de agrotóxicos gera efeitos tóxicos no organismo.

Você pode plantar legumes, frutas, verduras e algumas ervas aromáticas, trazendo muito mais saúde para a mesa, além de poder fazer uma horta comunitária.

4. Viver no Campo – Maior sensação de felicidade

Estar próximo à natureza relaxa o corpo e a mente. Você se sente com mais harmonia e tudo flui de maneira mais natural.

Já a agitada e caótica vida urbana, favorece o desenvolvimento de doenças como depressão, Síndrome do Pânico e ansiedade crônica, devido a tanto estresse e pressão que as pessoas são expostas diariamente.

Viver no campo te faz mais feliz, livre e seguro. É uma terapia poder ficar perto da maior e mais bela criação da mãe natureza.

5. Viver no Campo – Faz bem para as crianças

Criar os filhos em meio aos animais e plantas faz das crianças, adultos mais criativos e espertos. Eles demonstram um maior interesse em conhecer o mundo ao seu redor e de explorar a natureza. A falta de contato com a natureza pode interferir no desenvolvimento das crianças.

Fazer com que os seus filhos tenham contato com o campo, permite com que eles possam brincar com maior liberdade ao livre e sem eventuais preocupações. E isto é muito importante para um desenvolvimento saudável, além de deixar os pais menos preocupados com a violência que os seus filhos possam estar expostos.

6. Viver no Campo – Atividades físicas

O campo é um ambiente amplamente propício para a prática de atividades físicas. Ao contrário das academias que são locais muito fechados e que desmotivam a prática de exercícios, o ar livre é repleto de lindas paisagens que enchem os olhos e permitem com que a atividade física seja muito mais prazerosa, estimulando assim a sua prática e trazendo diversos benefícios para a sua saúde física e mental.

7. Viver no Campo – Concentração e memória elevadas

Estudos científicos com crianças que tinham déficit de atenção e que sofriam de hiperatividade comprovou que o grau de concentração e memória aumentou significamente a um contato com a natureza. As crianças que caminhavam em um parque apresentaram um melhor rendimento daqueles que permaneceram em suas casas no centro da cidade. Sem dúvida o contato com o ar livre pode blindar e aumentar a sua capacidade de memória e concentração.

8. Viver no Campo – Ecologicamente correto

O campo possibilita muito mais recursos aliados do meio ambiente do que a cidade. Os centros urbanos emitem quantidades absurdas de gases poluentes na atmosfera, produz muito mais lixo; inclusive eletrônico, além de haver um consumo excessivo de alimentos e recursos naturais.

Já o ambiente rural favorece a reutilização de matérias e maior cuidado e preservação da natureza.

O campo de fato pode trazer diversos benefícios para a sua saúde física e mental, não é mesmo? Experiente ter mais contato com a natura e sinta o grande bem estar que isto irá te proporcionar!

Fonte: vidanatural.gratis

(https://www.vidanatural.gratis/vida-no-campo-e-seus-beneficios-para-a-saude/)

Outros posts

  1. Ótimos motivos para você comprar uma chácara.

    Ótimos motivos para você comprar uma chácara.

    Às vezes a vida corrida da cidade dá vontade de fugir, não é mesmo? Por isso, um lugar tranquilo pode ser um ótimo refúgio para a família nos finais de semana, melhorando consideravelmente a...

  2. Casas de madeira: quais as vantagens e desvantagens?

    Casas de madeira: quais as vantagens e desvantagens?

    Casas de madeira: quais as vantagens e desvantagens? Vantagens da casa de madeira Quer saber algumas vantagens de optar pela casa de madeira? Confira: Aconchego As casas de madeira passam toda u...

  3. Casa no campo une arquitetura sustentável e integração com a natureza

    Casa no campo une arquitetura sustentável e integração com a natureza

    O projeto investe em matérias-primas naturais, mínima interferência no terreno, conforto térmico e autonomia na geração de energia Por Marianna Gualter 18 abr 2019, 16h32 - Publicado em 18...

DOMI Imóveis

Vendas
47 99183-0303 47 3521-3308

DOMI Imóveis

Vendas
47 99183-0303
|