Um chalé aconchegante em meio às árvores
Voltar para o blog

Um chalé aconchegante em meio às árvores

  • 03/01/2016
  • POR NÁDIA SIMONELLI; FOTOS VIVI SPACO / DIVULGAÇÃO
 ATUALIZADO EM 

Imagine morar cercado pela natureza. Em meio à loucura das cidades, esse desejo certamente passa pela cabeça de muitas pessoas e o casal proprietário dessa casa, em Campos do Jordão, é um exemplo disso: trocou a paisagem urbana de São Paulo para ter a companhia do verde na serra todos os dias.

Em um projeto assinado pelo escritório Arkitito, dos irmãos e arquitetos Chantal e Tito Ficarelli, os moradores contemplam a natureza de todos os espaços da casa de 490 m². “A principal questão era o lago. O terreno tem um desnível, que foi mantido, e criamos uma parede de vidro com vista para ele. Os três andares se comunicam por um átrio, garantindo contato com o exterior em todos os ambientes”, explica Tito.

A estrutura metálica traz um contorno contemporâneo à construção, que tem formato de chalé (a legislação de Campos do Jordão regulamenta a estética dos telhados). Assim, foi possível garantir os vãos internos, com 12 metros de largura, e as imensas aberturas de vidro na arquitetura do imóvel. Onde não há transparência, existem tijolos ou madeira para criar uma atmosfera de aconchego. Algumas vigas de metal também ficaram aparentes, trazendo um charme industrial ao décor.

Além de ter uma casa confortável para o dia a dia, os moradores queriam um espaço agradável para receber os amigos e a família. Como já contavam com outro chalé de quatro quartos no terreno, usaram a maior parte do espaço da nova construção para o lazer. Assim, os ambientes integrados contam com sala de estar, jogos, cozinha gourmet, lareira, adega e uma piscina aquecida, que foi instalada na área interna para ser utilizada em qualquer estação do ano.

Na decoração, muitas texturas, como couro e madeira, e móveis de proporções generosas garantem conforto. A moradora atuava como decoradora e seu acervo, colecionado ao longo dos anos, compõe parte da casa - prova de que o bom design é sempre atual. Outro pedido dela aos arquitetos foi criar diversas estantes para acomodar sua vasta coleção de obras de arte e objetos.

Os arquitetos deram preferência aos acabamentos com aparência mais próxima possível do natural para ter uma ligação com a natureza do local. Exemplo disso é o uso de madeira, tijolos e pedras, além do piso de porcelanato que lembra uma superfície de aço corten. “Esses materiais envelhecem bem e vão ficando cada vez mais bonitos”, finaliza Tito.

Outros posts

  1. ​Casa de campo de estilo colonial

    ​Casa de campo de estilo colonial

    Esta casa de campo foi construída com estrutura de madeira aparente, telhado de duas águas coberto de telha colonial e paredes de alvenaria, com tijolos à vista e pintura de cor amarela. O t...

  2. Ótimos motivos para você comprar uma chácara.

    Ótimos motivos para você comprar uma chácara.

    Às vezes a vida corrida da cidade dá vontade de fugir, não é mesmo? Por isso, um lugar tranquilo pode ser um ótimo refúgio para a família nos finais de semana, melhorando consideravelmente a qualidade...

  3. Vida no Campo e seus Benefícios para a Saúde

    Vida no Campo e seus Benefícios para a Saúde

    Viver no campo e ter um maior contato com a natureza trás diversos benefícios a nossa saúde e bem-estar. E esta afirmação não é apenas do senso comum – cientistas afirmam que viver em uma maior proxi...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

DOMI Imóveis

(47) 99183-0303