Dicas para projeto de uma casa de campo - Dica 3
Voltar para o blog

Dicas para projeto de uma casa de campo - Dica 3

Casa de Campo – Como Projetar

Não tem nada melhor do que poder curtir a natureza em uma belíssima casa de campo. Tranquilidade, o barulhinho do vento passando pelas folhas e claro muito verde é isso que as pessoas procuram ao se refugiar no interior para fugir da agitação, do barulho, da poluição e da loucura urbana.

Por isso, ao escolher ou projetar uma casa de campo algumas coisas importantes devem ser levadas em consideração.

Casa de Campo Ecológica

Para economizar recursos financeiros e energéticos as casas de campo devem aproveitar ao máximo a ventilação e a iluminação natural, evitando o uso de condicionadores de ar para o resfriamento ou calefação.

Casa de campo interior

Estratégias sustentáveis para climatizar os ambientes são importantes e nas casas de campo a utilização de algumas dessas técnicas podem resultar em uma casa charmosa e ecologicamente correta, com o uso de paredes grossas de pedra ou concreto, por exemplo, que retém o calor durante o dia mantendo o ambiente interno fresco e a noite dissipa o calor para o interior aquecendo os cômodos.

Essa e uma técnica ideal para casas em climas subtropicais, interior de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas.

Os telhados verdes também são bem-vindos em casas de campo, pois evitam a ação direta do sol sobre as telhas e colaboram para a formação de um microclima mais agradável, principalmente em regiões secas.

Casa de campo

E já que estamos falando em casas de campo ecológicas, vale lembrar que é possível fazer o projeto da casa de campo respeitando o desnível natural do terreno, ou seja, não é preciso nivelar o terreno para construir, pelo contrário os desníveis são ótimos para gerar novas perspectivas visuais.

Dessa forma é possível reduzir o número de árvores cortadas, de pedras retiradas e ainda por cima as construções sobre pilotis permite uma maior ventilação natural e protege a casa da umidade do chão.

casa-de-campo-pilotis

Outros recursos sustentáveis podem ser empregados nas casas de campo, principalmente quando não existem ligações de esgoto, água e elétricas. Para isso, a casa pode contar com fossas sépticas, coleta de água da chuva para irrigação, limpeza e se purificada até para o consumo, aquecimento solar para os chuveiros, placas de energia solar.

Se não existe abastecimento de água é preciso verificar se existe alguma rede de abastecimento que seja possível fazer uma ligação ou ainda se existem fontes de água potável em que se possa captar água para a casa.


Fonte: arquidicas.com.br
Link: (https://www.arquidicas.com.br/casa-de-campo/)

Outros posts

  1. ​Casa de campo de estilo colonial

    ​Casa de campo de estilo colonial

    Esta casa de campo foi construída com estrutura de madeira aparente, telhado de duas águas coberto de telha colonial e paredes de alvenaria, com tijolos à vista e pintura de cor amarela. O t...

  2. Ótimos motivos para você comprar uma chácara.

    Ótimos motivos para você comprar uma chácara.

    Às vezes a vida corrida da cidade dá vontade de fugir, não é mesmo? Por isso, um lugar tranquilo pode ser um ótimo refúgio para a família nos finais de semana, melhorando consideravelmente a qualidade...

  3. Vida no Campo e seus Benefícios para a Saúde

    Vida no Campo e seus Benefícios para a Saúde

    Viver no campo e ter um maior contato com a natureza trás diversos benefícios a nossa saúde e bem-estar. E esta afirmação não é apenas do senso comum – cientistas afirmam que viver em uma maior proxi...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

DOMI Imóveis

(47) 99183-0303